10 filmes que farão você refletir por um bom tempo

Jéssica Nathany
7 min readNov 26, 2017

Decidi criar uma lista com 10 filmes que me fizeram refletir por horas. Levando em consideração além de roteiro, fotografia uma história bem envolvente, algo a mais que me chamou atenção e que dificilmente saberia explicar isso com palavras. Bom, mas vale apena assistir, queria ter colocado mil, mas como é meu primerio artigo aqui no Medium, vou começar com apenas dez. Não levem em consideração o ano no qual foram lançados, apenas considerem a história.

Interestelar (2014)

Interestelar (2014)

Sem dúvida esse é um excelente filme. O filme mostra como o planeta vem sendo destruído por nós seres humanos e a corrida contra o tempo e a procura de uma nova solução para salvar as próximas gerações da extinção. As reservas naturais estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebem a missão de encontrar possíveis planetas habitáveis para continuação da espécie. O filme em si prende o telespectador, é uma verdadeira aula sobre o universo, buracos negros, caminho da minhoca, ondas gravitacionais e etc.

Ao meu ver é um filme que me fez pensar mais sobre a existência humana e como somos ingratos. Adorei a fantasia desas viagem cósmica que o filme pode proporcionar.

O Quarto de Jack (2015)

O filme é baseado em torno de um “suspense dramático”, belo e emocionante. Jack é um menino extraordinário de 5 anos que é cuidado por sua mãe. Jack não conhece nada do mundo, além do quarto onde nasceu e foi mantido em cativeiro ao lado de sua mãe, confinados em um espaço de 10m². Ma (mãe) criou um mundo pra Jack, com uma cozinha improvisada e um banheiro e cama no mesmo ambiente, Jack acredita que o mundo é aquele quarto.

O filme se torna sensível e ingênuo na visão de Jack, ao mesmo tempo que de sua visão esconda o lado sombrio de onde vive, o que mais emotiva são suas percepções que ele tem da vida. Não consegue distinguir do que é real e o que não é real, confunde a realidade com os desenhos vistos pela TV. De fato, é um filme dramático que de algum jeito ou de outro vai acabar mexendo com você do mesmo jeito que mexeu comigo, um drama que sem dúvida deve ser visto.

Her (2013)

Sem dúvida este é um daqueles filmes que eu não me canso de ver, e mesmo vendo pela vigésima vez, vou querer ver novamente. O filme se baseia em Los Angeles onde Theodore desenvolve uma relação de amor especial com um sistema operacional do seu computador, Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível, chamada Samantha. O sistema foi criado de acordo com o seu perfil utilizando uma voz feminina, se trata de um robô de inteligência artificial que aprende e evolui baseado nas respostas que recebe, as intonações de voz, os suspiros e tudo mais, o que o torna completamente apaixonado pela máquina.

O interessante deste filme é que não retrata um futuro tão distante, embora tenho sido um filme de 2013, a nossa realidade com o filme mostra muito mais próxima do que podemos imaginar. Pessoas criam barreiras e encontram maneiras para se aproximar menos de pessoas, onde um mundo virtual se torna mais fácil e mais prático quando o assunto se trata em encontrar uma “alma gêmea”. Como se tudo o que bastasse fosse criar alguém que te entenda do jeito que você é, e fosse aprendendo cada dia o com o seu jeito para te tornar feliz e não alimentar falsas esperanças ou desilusões. Um ótimo filme para se refletir, vale apena ver mais de uma vez para pegar bem os detalhes.

Mother (2017)

Uma mulher pensa que terá um final de semana tranquilo com o marido em casa. Porém, começam a chegar diversos convidados na residência dos dois. Isso faz com que o casamento deles seja testado das mais variadas maneiras.

É difícil comentar falar deste filme sem dar spoilers. Mas vou tentar, então, vou falar de uma forma bem superficial para não estragar a graça de vocês ao ver este filme, mas só posso dizer uma coisa, mexeu comigo. Acho que todos deveriam ver, é uma obra de arte. Mas vou deixar aqui poucas palavras por ser um filme, não diria complexo mas que qualquer palavra entregaria toda a história, vale muito apena ver.

Lion (2016)

Esse filme é que todo mundo deveria ver, sensível e muito emocionante. Baseado em uma esstória real, conta a história do menino de cinco anos de idade chamado Saroo indiano de origem pobre e que se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho, até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

A história comovente retrata o drama da dura realidade e imensa quantidade de crianças perdidas na índia. Mais de onze milhões de crianças indianas vivem nas ruas a mercê de traficantes, pedófilos e ladrões. É um filme que certamente você vai se emocionar com essa estória real e incrível.

Teoria de Tudo (2016)

Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

Certamente esse filme me fez refletir muito, pois a maneira como Stephen encara a doença e depois de passar tudo o que passou, encontra superação e o amor de sua esposa que o faz lutar pela vida, e ainda assim continuar a ser um dos maiores gênios da história afazer novas descobertas. De fato, sua maior lição não está apenas na física mas sim na superação e a força que carrega.

Capitão Fantástico (2016)

Nas florestas do estado de Washington, um pai cria seus seis filhos longe da civilização, em uma rígida rotina de aventuras. Ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

O filme é simplesmente encantador. Em todo tempo o filme tenta nos passar grandes lições de morais e muita reflexão sobre como a forma em que vivemos, o filme tem como tema fundamental uma sociedade moderna parecer tóxica, estúpida, fútil. Além de uma boa trilha sonora que acompanha o filme, roteiro e a idéia que nos é pasada transmite pequenos momentos de reflexão a cada cena. Muito encantador.

A Origem (2010)

Don Cobb é um ladrão que invade os sonhos das pessoas e rouba segredos do subconsciente. As habilidades especiais de Cobb fazem com que ele seja procurado pelo mundo da espionagem empresarial, mas lhe custa tudo que ama. Cobb recebe uma missão impossível: plantar uma ideia na mente de uma pessoa. Se for bem-sucedido, será o crime perfeito, mas um amigo prevê todos os passos de Cobb.

Esse filme me lembro de ter visto pelo menos umas cinco vezes, o que me fez pensar muito foi a questão abordada sobre sonhos, esse lance de camadas e várias camadas de sonhos, subconsciente foi algo que me fez viajar por um bom tempo.

Into The Wild (2007)

Christopher McCandless, filho de pais ricos, se forma na universidade de Emory como um dos melhores estudantes e atletas. Porém, em vez de em embarcar em uma carreira prestigiosa e lucrativa, ele escolhe doar suas economias para caridade, livrar-se de seus pertences e viajar pelo Alasca.

Baseado em fatos reais, o filme retrata a estória de um jovem que larga tudo o que tem e o que é para ir em busca de uma aventura. Apesar de fazer muitas amizades ao longo de seus dois anos de viagem, Christopher não se apegava profundamente às pessoas com as quais cruzava pelo caminho. Seu objetivo sempre foi a aventura, pessoas apenas era como um bônus no caminho, ou alguém a compartilhar histórias.

O Show de Truman(1998)

Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank. Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

O Show de Truman não está muito longe da nossa realidade, o retrato de uma sociedade cada vez mais conectada, é um excelente filme e passa belas mensagens.

--

--

Jéssica Nathany

Software Engineer Backend na Wiley e Host do @cafedebug